Administração

Conselho de Administração
Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Henri Armand Slezynger Presidente do Conselho de Administração

É o fundador e acionista controlador do grupo, e atua como presidente do conselho de administração desde 2011. Também é membro do Conselho de Administração da ABIQUIM, uma associação para a qual ele foi nomeado diretor-presidente pela primeira vez em 1981. Antes de fundar a Unigel, ocupou cargos na Pfizer do Brasil, onde trabalhou de 1959 a 1970, e foi vice-presidente do Sindicato de Resindas do Estado de São Paulo, a associação de produtores de resinas no Estado de São Paulo, Brasil.

Possui um bacharelado e um mestrado em engenharia química pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), e cursos de especialização pela Carnegie Mellon University.

Marc Buckingham Slezynger Vice-Presidente

É membro do conselho desde 2015, onde atua como vice-presidente. Antes disso, ocupou cargos executivos na empresa, como gerente de exportações de 1993 a 1999, e diretor financeiro de 1999 a 2015. É um empreendedor, e acionista de empresas como a Spumapac, uma empresa de embalagens, e a Compostos Plásticos de Engenharia (CPE), uma empresa de compostos termoplásticos.

É formado em administração de empresas e química pela Florida Institute of Technology e tem especialização em governança corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Marcello de Simone Membro do Conselho

É membro do conselho desde junho de 2021. Já foi membro do conselho de administração de empresas brasileiras, como Refinaria de Petróleo Riograndense e ConectCar Mobilidade Eletrônica. Antes disso, ocupou cargos de liderança nas empresas Ultrapar, Banco Pactual e Andersen Consulting, entre outras.

É formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e possui MBA executivo pelo PDG-EXEC. Além disso, é Conselheiro Fiscal do Instituto Pró-Saber SP.

José Borges Matias Membro do Conselho

Ingressou na Unigel em 2019 como membro do conselho. Desde 2018, atua como sócio administrador da Mastersenso, empresa de consultoria com sede em São Paulo. Antes de ingressar na Unigel, atuou como CEO LATAM e como presidente da unidade de negócios da Solvay Group (2014 – 2018). De 2006 a 2011, foi diretor do Grupo Rhodia, um cargo que ele ocupou até 2013 na Solvay, após a aquisição da Rhodia em 2011.
É formado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutico (ITA) e Mestre em finanças pela USP.

Weber Ferreira Porto Membro do Conselho

Ingressou no Conselho Consultivo da Unigel em 2019. Possui mais de 30 anos de experiência na indústria química. Ocupou diversos cargos no Grupo Evonik Degussa, um dos maiores grupos globais especializados no setor químico, sendo sua posição mais recente Presidente das Operações da América do Sul e Central.
É formado em engenharia química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

Diretoria
Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Roberto Noronha Santos Diretor-Presidente

Ingressou na Unigel em 2018 e é o Diretor-Presidente desde outubro de 2018. Com mais de 40 anos de experiência no setor químico, antes do seu cargo atual na Unigel ele trabalhou para The Dow Chemical Company exercendo várias funções de liderança local e global. Também trabalhou para a Unigel de 2004 a 2016 como Diretor Operacional e de 2017 a 2018 na SABIC como líder regional.

É bacharel em engenharia mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em administração avançada pelo INSEAD.

Daniel Zilberknop CFO

Ingressou na Unigel em 2002 e é o Diretor Financeiro desde 2011. Possui mais de 20 anos de experiência em administração financeira, e já teve vários cargos no nosso grupo, atuando como controlador e diretor financeiro da Polo em 2002, diretor financeiro da Unigel em São Paulo em 2005 e gerente geral da Unigel Mexico em 2011.

É formado em administração de empresas pela Universidade Católica de Pelotas e é pós-graduado em finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele também tem um MBA da Massachusetts Institute of Technology (MIT) e um MBA executivo da Fundação Dom Cabral (FDC).

Daniel Scarmeloti da Fonseca Diretor de Controladoria e TI

Ingressou na Unigel em 2015 como Controlador e Diretor de Planejamento Financeiro. Trabalhou para o Grupo Brasfanta como Controlador Corporativo e por 17 anos para a PricewaterhouseCoopers Brasil como gerente de auditoria sênior, passando por várias áreas. Também trabalhou para Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes e Banco Bradesco.
É formado em contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e tem um MBA executivo pela Brazilian Business School (BBS). Também tem um certificado IFRS da Association of Chartered Certified Accountants (ACCA).

Murilo Cruz Garcia Diretor Jurídico

Ingressou na Unigel em 2015 como Diretor Jurídico e em 2019 acumulou a Diretoria de Recursos Humanos. Anteriormente à Unigel, atuou como Gerente Jurídico no Grupo Vicunha durante 8 anos, tendo atuado também no setor automotivo e escritórios de advocacia.

É formado em Direito e Pós Graduado em Direito Comercial pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), MBA em Direção de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); LLM em Direito Societário pelo Insper (antigo IBMEC-SP) e Compliance Certificate pela Fordham Law School.

Luiz Felipe Setten Fustaino Diretor de Relações com Investidores

Ingressou na Unigel em 2017 como gerente de Relações com Investidores, onde permaneceu até 2018, regressando em 2020, quando foi eleito para o cargo de Diretor de Relações com Investidores. Possui atuação no setor petroquímico e de commodities desde 2010, tendo trabalhado na área de estratégia corporativa da Braskem, bem como na área de relações com investidores da Nexa Resources e Tenda Construtora.

É formado em comunicação social na Faculdade Cásper Líbero e em economia pela Universidade de São Paulo, tendo concluído também MBA Executivo em Finanças pelo Insper, com extensão na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA Anderson).

Membros da Diretoria das outras empresas do grupo
Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Marcelo Natal Diretor Comercial

Ingressou na Unigel em 2011, e desde 2017, atua como Diretor Comercial da divisão de Estirênicos. Possui 22 anos de experiência na indústria química/petroquímica. Passou por vários cargos de liderança no grupo, como gerente comercial de PMMA/PC, gerente de exportações de PS e gerente comercial de SM. Antes da Unigel, trabalhou na Borealis, Imerys e Braskem.

É formado em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), possui um MBA executivo pela Fundação Getúliio Vargas (FGV) e uma pós-graduação em marketing B2B pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Silvio César dos Santos Diretor Comercial

Ingressou na Unigel em março de 2020 como Diretor Comercial da divisão de Acrílicos. Antes de entrar na Unigel, foi diretor comercial da Braskem por 11 anos, atuando nos mercados doméstico e internacional de produtos petroquímicos e seus derivados. Também foi gerente comercial da COPESUL por 12 anos, dedicado às áreas comercial, de cadeia de suprimentos, e de planejamento e processos de matéria prima, petroquímicos e combustíveis.

É formado em engenharia química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui especialização em petroquímicos pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) e um MBA executivo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Carlos Eduardo de Freitas Pereira Diretor Industrial

Ingressou na Unigel em março de 2020 como Diretor Executivo Industrial para as plantas de Acrílicos e Estireno na Bahia, Brasil. Antes da Unigel, atuou como COO de diversas empresas Químicas, como Petroquimica Suape, Citepe, Mossi & Ghissolfi e RhodiaSter. Seus mais de 30 anos de experiência incluem amplo conhecimento em implantação e startup de grandes projetos Green Field, bem como definição e aquisição de tecnologia e ativos.

É graduado em Engenharia pela Unicamp, pós-graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), com Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Estratégica pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Edson de Paiva Alves Diretor Industrial

Começou sua carreira profissional ao entrar na Unigel em 1995 e, portanto, tem 23 anos de experiência na indústria química. É Diretor Industrial desde 2016, e já ocupou várias posições de liderança, tendo atuado como diretor das áreas de tecnologia, projetos e logística.

É formado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e possui um mestrado em Energia pela Universidade Salvador (UNIFACS)

José Roberto Heleno de Marquis Diretor Industrial

Ingressou na Unigel em 2001 e atua como Diretor Industrial, de QHES e de Sustentabilidade desde 2015. Já teve vários cargos de liderança em áreas de produção da companhia e foi responsável pelas condições de qualidade, ambientais, e de saúde e segurança das operações, e pelo desenvolvimento sustentável de processos e da cadeia de valor. Antes da Unigel, trabalhou para a Dixie Toga e conta com mais de 25 anos de experiência em indústria química.

É formado em engenharia química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e tem especializações em administração e tecnologias ambientais e em administração industrial, ambas pela Universidade de São Paulo (USP), e em engenharia da segurança pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). Também possui um MBA executivo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Luiz Antonio Nitschke Diretor de Suprimentos

Ingressou na Unigel em 2019 como Diretor de Suprimentos, retornando à companhia após um período de 2 anos com a Eternit, onde também atuou como diretor de suprimentos. Anteriormente, havia trabalhado na Unigel de 2015 a 2017. Tem mais de 30 anos de experiência em empresas brasileiras e internacionais de primeira linha, como Alcoa, Rhodia, Ipiranga e Braskem.

É formado em engenharia química e possui especialização em marketing e administração e um MBA executivo internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP).